quarta-feira, 24 de setembro de 2014

**

"A fé em Deus nos faz crer no incrível,
 ver o invisível 
e realizar o impossível."


"Músicas para Crianças"

Músicas Recreativas


1. FORMIGUINHA

Fui ao mercado comprar café. 
Veio a formiguinha e subiu no meu pé.
Eu sacudí, sacudí, sacudí.
Mas a formiguinha não parava de subir
(trocar as palavras sublinhadas por objetos e partes do corpo que rimem. 
Ex: panela/canela; espelho/joelho. 
A cada parte do corpo devemos mexer ao cantarmos "sacudi").


2. BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)

Pra frente, pra traz. (4 vezes)
Meu barco é bem ligeiro e vai correndo pelo mar.
Trazendo mil peixinhos que eu pesquei pro meu jantar.
Pra frente, pra traz (4 vezes)

3. AH!HUM! FAZ UM LINDO SAPINHO


Ah!Hum! 
Faz um lindo sapinho. (3 vezes )
Mexe seus olhinhos e faz AH!HUM! HUM! 
(esse último arregalando os olhos e mostrando a língua)


4. PIRULITO

Mamãe, acho que vou dar um grito!
 Não grita não, que eu te dou um pirulito.
 Mamãe o que é um pirulito?
 É uma bala enfiada num palito.
 Mamãe o que é um palito?
 É um "pauzinho" que segura o pirulito.
 Mamãe o que é um pirulito?
 Ai!Ai!Ai! Acho melhor cê dá um grito!!!


5. TCHIBUM! TCHIBUM!

Tchibum! Tchibum! Chalalalalalalala. (2 vezes )
Eufridia, Eufridia é uma "braboleta" azul. (2 vezes)
Ela é azul e voa assim.
Mexe as anteninhas piscando para mim!
Mas eu amo! se amo! 
E gosto dela assim:
De asas abertas, de asas fechadas sorrindo para mim!
 ( trocar o nome da "braboleta" e fazer uma rima com ele.
 Ex. Eufrélha/ braboleta velha; 
Eufresca/braboleta fresca)


6. SOM DO MOSQUITINHO

Para ouvir o som do mosquitinho.
E as batidas do coraçãozinho.
Pego fecho a chave e fecho minha boquinha.
HUMHUMHUM HUM HUM HUM HUM .....


7. MARRECO

Eu tenho um marreco lá em casa.
Que me ensinou a dançar.
Um passinho prá lá um passinho prá cá.
Um bamboleio e um Tchá Tchá Tchá.

 REFRÃO.
 QÜEIM QÜEIM!
Tchá Tchá Tchá.
 QÜEIM QÜEIM!
O meu marreco eu não vendo.
Não empresto e não dou.
Repetir refrão

Músicas de Memorização

1. MEU BURRO

Meu burro, meu burro ficou com dor de cabeça.
Mamãe mandou comprar... 
Chapéu para a cabeça.
Chapéu para cabeça e tem sapato azul.(bate duas palmas )
Meu burro, meu burro ficou com dor nos olhos.
Mamãe mandou comprar... 
Colírio para os olhos.
Colírio para os olhos e tem sapato azul.
 (bate duas palmas e vai acrescentando outras partes do corpo
 e os remédios correspondentes)

2. POLENTA

Quando se planta la bela polenta.
La bela polenta se planta cosi.
Se planta cosi ô ô ô.
 La bela polenta cosi tchá tchá pum, 
Tchá tchá pum.
Tchá tchá pum pum pum pum!
(acrescentar o que vai acontecendo com a polenta.
 EX. brota, flore, cresce, etc.)

3. LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Foi na loja do Mestre André que eu comprei um violão.
Blão! Blão! Blão!
 Um violão.
Aiolè! Aiolè! 

 REFRÃO
Foi na loja do mestre André.

 Foi na loja do Mestre André que eu comprei um pianinho.
Plin! Plin! Plin!
 Um pianinho.
Blão! Blão! Blão! 
Um violão.
Repetir REFRÃO
( ir acrescentando instrumentos e seus sons.
 Ex.: Corneta/Fon! Fon! Fon!; 
Pandeirinho/Pan! Pan! Pan! )

4. A MOSCA NA VELHA

Estava a velha em seu lugar. (duas vezes)
Veio a mosca lhe atentar.
A mosca na velha e a velha a fiar.
Estava a mosca em seu lugar. (duas vezes)
Veio a aranha lhe atentar
A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
 (ir acrescentando animais na música)

5- O coelhinho
(variação da cantiga O pastorzinho)

Havia um coelhinho que queria se gabar.
Saiu de sua toca e aos bichos foi falar:
Dó-ré-mi-fá-fá-fá
Dó-ré-dó-ré-ré-ré
Dó-sol-fá-mi-mi-mi
Dó-ré-mi-fá-fá-fá

Chegando na floresta
um amigo lhe falou,
dizendo ao coelhinho:
O seu canto me agradou!
Dó-ré-mi-fá-fá-fá
Dó-ré-dó-ré-ré-ré
Dó-sol-fá-mi-mi-mi
Dó-ré-mi-fá-fá-fá

Músicas para Coordenação Motora
(todas as músicas envolvem gestos)


1.TÓKI PATOKI


Toki Patoki Patoki 
TakiTikete Tikete 
Tumba! Tumba! Tumba! Tumba!


2. CABEÇA BOCA MELO


1 2 3 Cabeça boca melo 1 2 3
 ( duas vezes )
Mano colo melo 1 2 3
( duas vezes )
(Junta tudo) 
Cabeça boca mano colo melo 1 2 3 
Pé rodília melo 1 2 3
 ( duas vezes )
(Junta tudo) 
Cabeça boca mano colo pé rodília melo 1 2 3
(acrescentar meio passo, passo inteiro, etc).


3. TIO DE PARIS


Quando meu tio chegou de Paris.
Trouxe prá mim......
 (colocar objetos realizando movimentos.
 EX. lindo leque;
 uma tesoura; etc).


4. CRUZANDO O PÉ NA FRENTE


Cruzando, o pé na frente
 ( três vezes, na última vez cantar: 
)e não cruzando mais.
Pulando prá direita 
( três vezes, na última vez cantar: )
E não pulando mais.
Prá cima e prá baixo 
( três vezes, na última cantar: )
E não descendo mais.
Pra frente e pra traz
 ( três vezes, e na última cantar: )
Parando no lugar.


5. CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS


O meu chapéu tem três pontas.
Tem três pontas o meu chapéu.
Se não tivesse três pontas.
Não seria o meu chapéu.


6. JIBÓIA


Tava de bota passeando numa boia.
Tava joia, tava joia.
Aí apareceu uma jiboia.
Não ficou joia, não ficou joia.
Aí eu bolei uma tramoia.
Peguei um pau e dei nos zoio da jiboia.
Agora que a jiboia já não oia.
 Ficou joia, ficou joia.

de
Brincando e Aprendendo*


Nenhum comentário:

Postar um comentário