quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

** "Como Administrar o seu Tempo"


"Como Administrar o seu Tempo"

(...) Queria compartilhar com vocês algumas dicas de como administrar melhor o tempo. Porque nesses últimos dias, tudo o que fiz foi contabilizar cada minuto, cada hora, cada dia, para poder cumprir com todas as minhas obrigações sem prejudicar a sanidade mental e o bom-humor.

dali%20relgioThe Persistence of Memory – Salvador Dalí
Vamos lá?
1. Estabeleça prioridades
Não adianta querer abarcar o mundo com as pernas. Alguma coisa vai sair mal feita. Estabeleça prioridades usando os critérios da urgência e importância: em primeiro lugar resolva as questões importantes e urgentes e coloque no final da lista todas as demais tarefas.
Foi por isso que resolvi dar um tempo no blog. Apesar de ser uma atividade que eu adoro fazer, me toma muito tempo ao bolar um post, responder todos os comentários, retribuir visitas... enfim, como não era uma atividade urgente, teve que esperar, já que minha agenda estava repleta de coisas urgentes que exigiam minha atenção.

2. Faça listas e organize seu dia de véspera
Não adianta perder 15 minutos no começo da manhã organizando seu dia. Faça isso na véspera! Você pode comprar remédios no caminho do trabalho ou comprar frutas e verduras na volta, no mercadinho que estiver em sua rota. Antes de dormir, separe a roupa que vai usar pela manhã e a deixe acessível para trocar assim que acordar.
coelho da aliceVocê pode usar o horário do almoço para ir ao correio, fazer as unhas ou colocar a depilação em dia. Trocar o almoço por um sanduíche, uma vez por semana, não mata. Mas capriche num jantar bem saudável neste dia, para compensar.
Compre uma agenda, anote seus compromissos e a consulte diariamente! A mais vagabunda das tintas ainda é mais confiável que a mais brilhante das mentes. Coelho de Alice no País das Maravilhas

3. Saiba dizer não
Muitas das coisas que consomem nosso tempo e paciência nem são de nossa responsabilidade, já percebeu? Se estiver ocupada, sem tempo ou sem vontade de fazer algo que lhe pediram e que você não tem obrigação de fazer, simplesmente diga NÃO. Ou então, diga que fará, mas num prazo flexível e bem amplo.

4. Delegue
Por mais organizada que você seja, sempre haverá coisas que não poderá executar. Delegue. Se tiver empregada doméstica, ensine as tarefas, supervisione, fiscalize, mas não faça por ela. Caímos no erro de querer fazer tudo nós mesmas, achando que só a gente sabe limpar aquele cantinho do nosso jeito, ou cozinhar aquele prato do jeito que o marido gosta. Grande engano. Assim, você estará acostumando mal sua funcionária.
ampulhetaNo trabalho, procure não centralizar tudo. Há muitas coisas que você pode deixar a cargo de seus subordinados. Revise suas tarefas diárias, parte delas dispensa sua ação direta.
Em casa, peça a ajuda do marido, da mãe, dos filhos. Cada um pode ter uma tarefa. Você não precisa dar uma deAtlas e carregar o mundo nas costas.
Se não puder levar e buscar as crianças na escola, por causa do seu horário de trabalho, organize um rodízio com outros pais que morem perto, ou contrate uma perua para fazer o trabalho.
Tome seu tempo pelas rédeas, para que ele não faça o mesmo com você.

5. Estabeleça metas
Estabeleça metas mensais, semanais e diárias. Organize seu tempo para finalizar suas metas. Não adianta elaborar metas inatingíveis. Elas devem ser reais, possíveis e exequíveis.
Uma dica: para as minhas metas sempre dedico o prazo mais amplo que o efetivamente necessário, pois assim estou considerando eventuais imprevistos e se eu conseguir terminá-las a tempo, me sentirei motivada, porque não apenas as executei, mas ainda as executei antes do prazo previsto. Serve de estímulo psicológico.

6. Utilize a tecnologia a seu favorAG_%20SHARP
Anote compromissos em seu palmtop, na agenda de seu celular, na agenda do computador etc. Programe o alarme de véspera.
Marque todos os aniversários de amigos e familiares num calendário, no início do ano. Verifique quem são os aniversariantes do mês seguinte, quando estiver na última semana de cada mês. Compre todos os presentes de uma só vez.

7. Evite o perfeccionismo
Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.
tempoTá, eu sei que não sou a melhor pessoa para dar esse conselho... Mas quem me conhece há mais tempo sabe que eu já melhorei muito. Justamente por ficar mais atenta a esse conselho.
Quando sinto que estou dando valor demais a um detalhezinho, recorro ao Mário, que tem PRATICIDADE no nome do meio, para saber se aquilo é exagero ou não. Quase sempre a resposta é positiva. Então, passo para a próxima tarefa.


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